segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Resenha de Livro: O Sobrinho do Mago


“O que aqui se conta aconteceu há muitos anos, quando vovô ainda era menino. É uma história da maior importância, pois explica como começaram as idas e vindas entre o nosso mundo e a terra de Nárnia.” – página 10.

Quando Digory e Polly, duas crianças recém-amigas, se deparam com um túnel escuro que interliga todas as pequeninas casinhas coladas umas as outras em uma vizinhança da cidade de Londres, resolvem explorá-lo. As crianças acabam adentrando ao sótão onde o tio de Diogry, André, costuma se trancar por horas e horas praticando experiências envolvendo magia (e não a das boas).

Sendo persuadida por André, Polly acaba tocando em um anel amarelo criado por ele. A menina logo desaparece diante dos presentes no aposento. Para não deixa-la sozinha e a perigo no desconhecido, Digory resolve ir atrás de sua amiga e vizinha. Enquanto isso, tio André comemora, pois finalmente tivera a oportunidade de mandar cobaias humanas para um local que tanto queria conhecer e obter informações sobre.

Digory e Polly acabam explorando locais inimaginavelmente incríveis, despertam quem não deveria ser despertado e presenciam, literalmente, o milagre que é a criação da vida.

“até hoje não acreditava em magia. Agora sei que existe.” – página 17.

“O Sobrinho do Mago” foi o penúltimo livro da série “As Crônicas de Nárnia” publicado. Ainda assim, os fatos narrados nele precedem os relatados em “O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa”, primeiro livro da série lançado.

A narrativa é feita em 3ª pessoa, e apesar de um pouco lenta e arrastada me ganhou pelos fatos curiosos que relata. A exploração de novos mundos, do local entre eles (no qual se pode ouvir e sentir as árvores crescendo) e da criação da famosa Nárnia fizeram com que a lentidão fosse compensada. A história contada acabou sendo bastante curiosa e muito incitou minha curiosidade.

Os personagens centrais, apesar de serem crianças, são muito cativantes. Digory e Polly foram capazes de provocar risos e revirar as emoções dos leitores. Apesar de não muito aparecer Aslam também deve ser mencionado. O personagem simplesmente emana emoção, amor, carinho. C. S. Lewis soube muito bem construí-lo.

É notável o alicerce que a história tem em preceitos cristãos, o que, a meu ver, tornou-a ainda mais interessante e especial. Mas, se você não é cristão, creio que isso não irá incomodá-lo. Se você é fã das “Crônicas de Nárnia” e ainda não leu “O Sobrinho do Mago”, garanto que irá adorar a obra, já que ela relata a criação desse mundo e o pontapé inicial para todas as histórias narradas nas outras crônicas.

Li na Wikipédia que C. S. Lewis fez uma crítica a um horrível fato ocorrido no fim da Segunda Guerra Mundial, o que achei interessantíssimo, porque não tinha percebido. – SPOILER – Lá diz que toda aquela história da palavra Execrável e a destruição que ela provoca é uma crítica ao uso que os Estados Unidos fizeram das bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki – SPOILER.

As ilustrações ao longo da narrativa são bem legais e me ajudaram a imaginar as aparências de certos personagens, os locais nos quais se encontraram e certas situações (principalmente as cômicas) pelas quais passaram.


Comprei o volume único encadernado e ilustrado lançado em 2002 pela editora Martins Fontes, e por isso todas as ilustrações vieram coloridas por Pauline Baynes. O volume é simplesmente excelente e MUITO lindo. Iria fazer uma postagem mais detalhada sobre ele, mas o blog “Grifo Nosso” fez um post tempos atrás com tudo que ia escrever. Sério, iria parecer plágio, pois eu tenho as mesmas opiniões de quem escreveu aquela postagem. Para saber mais sobre esse volume clique aqui.

Enfim, se você gosta de fantasia e aventura todas as Crônicas de Nárnia foram feitas para você. Mesmo que você não seja criança (público alvo original da obra), com certeza irá se encantar com o mundo que C. S. Lewis nos apresenta! Me senti lendo um verdadeiro conto de fadas! Indico demais! Quatro estrelas!

Abraços,
T. L. Lima.

PS: Já ia me esquecendo... Não encontrei erros de edição! *_* Gente, isso é inédito! Hahaha

PPS: Adorei começar a reler as crônicas! Percebi algumas coisas que não havia notado antes... Enfim, semana que vem resenha de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa”!

PPPS: Se ainda quiserem que eu faça uma postagem sobre esse volume único, mesmo com o post do “Grifo Nosso”, é só deixarem nos comentários. =)

8 comentários:

  1. Sempre tive vontade de ler "As Crônicas de Nárnia". Só assisti mesmo os 3 filmes até agora, que por sinal são ótimos - não sei se é fiel ao livro, já que ainda não li =/
    Adoro o mundo criado pelo C.S. Lewis.
    Pretendo comprar meu exemplar ainda esse ano!

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! As crônicas são ótimas! Os filmes não são tão fiéis assim não, mas são bem legais também.
      Se tiver um dinheirinho a mais eu indico a edição que citei na resenha. É simplesmente LINDA. *_*
      Obrigado por comentar!

      Abraços!
      T. L. Lima.

      Excluir
  2. Me dizem que esse livro é o mais chato de toda a série... Mas essa série é ótima tenho o livro volume única, igual ao seu... e ainda não terminei de ler... mas pretendo e saber toda a história..
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Juro que não achei chato, apesar do ritmo meio lento! Enfim, espero que leia a série inteira mesmo! Ela é ótima! *_*
      Obrigado por comentar!

      T.L.Lima

      Excluir
  3. Narnia <3
    Ta ai uma serie que eu tenho que criar vergonha na cara e ler inteira :3
    Realmente não encontrar erros de edição é inédito.

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente, você tem que ler a série inteira. É muito boa! E não encontrei erros de edição até agora...Faltam muitas páginas para o livro em si acabar. hahaha
      Obrigado por comentar!
      Beijos!
      T.L.Lima

      Excluir
  4. Adorei sua resenha!! :D
    Quando vi que você tinha participado, corri pra ver ;)
    Tenho vontade de comprar esse volume porque já vi e amei todas as ilustrações. É mesmo muito lindo.
    Adorei a primeiro crônica. Esse fim de semana já começo a ler a segunda.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha *_*
      Esse volume é perfeito (ou quase). Se tiver com um dinheiro extra indico demais!
      A primeira crônica é ótima mesmo, mas a segunda é melhor *_* Li essa semana.
      Beijos!
      T.L.Lima

      Excluir