quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Resenha de HQs: The Walking Dead – Edições 1 e 2


Olá leitores do Blog Ex Libris! Hoje não irei escrever sobre séries ou livros, mas sim sobre uma revistinha em quadrinhos lançada recentemente pela HQM editora. Irei escrever sobre os quadrinhos de The Walking Dead que, atualmente, estão sendo lançados mensalmente! Até agora foram postas em circulação as duas primeiras edições, uma lançada no mês de outubro e outra no mês de novembro. Acredito que no final de dezembro o terceiro volume poderá ser encontrado nas bancas, livrarias ou em sites especializados.

 Quero lembrar-los que a mesma editora já havia lançado essas HQs antes, porém em volumes encadernados. Esses volumes estão à venda até hoje. Cada um possui seis edições. Em novembro de 2012 foi lançado o volume 10 com as edições 55 a 60.  Ah, vocês também precisam saber que esses encadernados levam o nome “Os mortos vivos”, mas a história é a mesma, obviamente.

 A HQM editora resolveu relançar esses gibis mensalmente simplesmente porque o seriado exibido pela FOX, aqui no Brasil, tem feito bastante sucesso. Essa seria uma forma das pessoas conhecerem a história original, desde o princípio, de maneira espaçada e mais econômica. Sim, os volumes encadernados custam mais caros (cada um sai pó R$32,90) se compararmos ao preço de seis edições lançadas mensalmente (R$ 23,40).

Mesmo lançando a cada mês uma nova edição no formato americano a editora irá continuar a produzir os volumes encadernados normalmente. Apesar de mais caros, têm um grande ponto a seu favor. Estão muito mais adiantados em relação às edições separadas. Como já citei, o último volume possuía dentre seu conteúdo a edição 60, enquanto, mensalmente, a edição 3 ainda será lançada, o que é uma droga. Só para terem uma idéia, os EUA estão na edição 105.


 Para quem não sabe, sim, o seriado AMC é baseado nesses quadrinhos. Por isso mesmo achei muito interessante adquirir essas revistinhas. Assim, poderia saber o que foi passado para as telas de forma diferenciada, ou seja, o que foi criado de verdade pelos outros roteiristas e não pelo criador da história original, Robert Kirkman.

 Fiquei muito surpreso com o resultado. As HQs são ótimas! O material, de muita qualidade e no mesmo formato americano. A minha única ressalva, que não é tanto assim uma ressalva, é que as revistas são muito curtas. Cada uma tem em cerca de 20 páginas. Acho que em menos de dez minutos consegui terminar as duas. Enfim, cada edição tem muita pouca história para ser lançada mensalmente. Para mim deveriam ser postas nas bancas semanalmente. Até porque, até chegarmos à edição americana eu ficarei idoso de tanto esperar.


Ah, já ia me esquecendo das ilustrações! Tony Moore simplesmente arrasou nos desenhos! São ótimos! Acho que gastei mais tempo admirando-os do que realmente lendo. Dou meus parabéns também a Cliff Rathburn, que adicionou alguns tons de cinza as ilustrações. O que também achei muito legal, é que na primeira edição encontramos uma introdução escrita por Kirkman. Amei demais. Ela sozinha vale a compra desse primeiro volume.

 Bem pessoal, o restante dessa postagem conterá spoilers das histórias das HQs e do seriado. Irei fazer comparações, dizer o que ficou diferente na TV, o que achei melhor, pior, enfim... Espero que gostem! Ah, a cada nova edição lançada mensalmente irei fazer um post do tipo, sem essa enorme introdução. =)

 1: The Walking Dead – Edição 1 – Dias Passados 


Basicamente, nesse primeiro volume temos o primeiro episódio do seriado. Os roteiristas praticamente pegaram a história do quadrinho, bem sintetizada, e a expandiu de uma ótima maneira para o formato televisionado.
 Na primeira edição temos Rick sendo baleado, acordando no hospital, não encontrando sua família, se deparando com Morgan e Duane e, posteriormente, os deixando para tentar encontrar sua mulher e filho. Tudo é apresentado de uma forma bem sintetizada, rápida e objetiva. Ao mesmo tempo de muita qualidade.


 No episódio piloto do seriado toda a história se repete, porém, com uma maior diversidade de detalhes. Os roteiristas enriqueceram as histórias dos personagens e também mudaram algumas coisas. Além da ordem de alguns acontecimentos terem sido trocadas (acho que isso não é surpresa ou problema para ninguém), em minha opinião, os produtores mudaram um pouco o perfil e storyline de Morgan e Duane.

 Na HQ os dois são muito mais alheios aos acontecimentos zumbis que tomaram conta do mundo. São mais inocentes, não têm tanto conhecimento em relação ao apocalipse zumbi como no seriado. Também dá para perceber que se encontravam em melhor estado do que os personagens adaptados para TV, que estavam mais moribundos. Na série também é acrescentada a trama da esposa de Morgan, que virara zumbi e praticamente todos os dias tentava voltar a sua casa, mesmo não possuindo consciência.

Também nos quadrinhos o personagem de Shane não dá as caras. Se isso acontece é na primeira página da revista em que Rick é baleado. Mas não há como afirmar isso. Nomes não são citados.

  Enfim, foi isso de importante que encontrei de diferença. Lógico que se pegarmos os detalhes muitas outras disparidades aparecerão, mas não quero deixar o post ainda mais gigante.

 2: The Walking Dead – Edição 2 – Dias passados


Bem, na segunda edição da HQ temos parte do segundo episódio do seriado e parte do terceiro, se não me engano, quando Rick encontra Lori e Carl.

 Na história da HQ, Rick, a procura de combustível, entra em uma casa onde uma família havia se suicidado. Provavelmente pela grande pressão exercida pelo apocalipse. Posteriormente, encontra uma égua que se torna seu meio de transporte para Atlanta, onde um suposto apoio de governo seria encontrado.


Chegando a Atlanta, Rick é atacado em massa por zumbis. A égua morre estraçalhada e nosso policial é resgatado por Glenn, que rapidamente o leva para o acampamento do qual faz parte. Enfim, Rick cumpre seu objetivo inicial, encontrando Lori e Carl. 
 No seriado são adicionadas diversas tramas antes do encontro da família Grimes. Primeiramente, antes de ser resgatado por Glenn, Rick entra em um tanque de guerra, algo que proviu uma sequência de cenas que ficaram bem legais na TV, em minha opinião.

 Outra coisa muito importante que foi adicionada foi o fato de Glenn não ter levado o policial encontrado diretamente ao acampamento, e sim a um grupo que estava buscando por suprimentos em Atlanta. A partir daí, esse grupo, junto com Rick, passa a ter como objetivo encontrar maneiras de fugir do local no qual se encontrava, já que esse estava amontoado de zumbis atraídos por nosso police man.

 Tudo que foi adicionado rendeu cenas inesquecíveis para os fãs do seriado. Além da sequência de cenas do tanque de guerra, também foi criação dos roteiristas a parte na qual Glenn e Rick se camuflam com tripas de zumbi e tentam passar despercebidos por esses putrefatos, a cena na qual o grupo deixa Merle preso no telhado... Sim, até agora, na HQ, não existe Merle e conseqüentemente ninguém do grupo que estava em Atlanta. Creio que irão aparecer no terceiro volume. Ansioso!

 Enfim, as HQs são uma ótima aquisição para os fãs que querem ter o conhecimento da história original, encontrar as diferenças das storylines e etc. Mas também são uma ótima aquisição para quem quer conhecer o mundo de The Walking Dead. Se você não quer esperar o lançamento das edições mensais, compre os volumes encadernados. Ambos os formatos estão à venda nesse site. Eu realmente não sei o que irei fazer. Esperar os mensais ou comprar os compilados? Eis a questão!

 Bem, foi isso pessoal! Espero que tenham gostado o post, pois gostei muito de escrevê-lo. Até a próxima, e não se esqueçam de comentar, nos seguir no Google Friend Connect e nas redes sociais. 

Abraços,
T. L. Lima

 PS: Parabéns aos roteiristas que souberam incrementar a história original de maneira criativa! Pelo menos, na primeira temporada. Hahaha

PPS: Não sabia em qual categoria postar essa resenha, então a coloquei em livros. Acho que até ficou um pouco adequado. =S

PPPS: Quem quiser ler a review da primeira temporada de The Walking Dead, clique aqui

2 comentários:

  1. Tô comprando as mensais, mesmo já tendo lido tudo na internet antes de lançar o seriado.Como perdi os encadernados acho que vou ficar só com a HQ mensal de 20 págs. mesmo, gostei da qualidade! Ótima resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também to lendo na internet, mas comprando as mensais =) Como perdeu os encadernados =O
      Que com que gostou da resenha! *_* Volte sempre!
      T.L.Lima

      Excluir