quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Resenha de Livro: Os Instrumentos Mortais – Cidade das Cinzas (Vol. 2)

  
Olá leitores do Blog Ex Libris! Finalmente consegui terminar de ler o segundo volume da série dos Instrumentos Mortais e tive um tempo para escrever essa resenha. Sei que já faz um tempinho que não postamos nenhuma resenha aqui no blog, mas espero que isso não ocorra mais, pois algumas mudanças estão por vir. Enfim, espero que gostem do post e comentem o que acharam sobre ele. Seus comentários são muito importantes para nos estimular a escrever cada vez mais e melhor!

AVISO: Post com spoilers para quem não leu o primeiro livro da série. Quem quiser ler a resenha referente a ele clique aqui.
O segundo livro da série “Os Instrumentos Mortais” se passa pouco tempo depois do fim do primeiro livro. Clary descobrira que Jace era seu irmão e que ambos eram filhos de Valentim, sua mãe não havia conseguido sair do coma e todas suas relações amorosas e familiares se encontravam incrivelmente turvas e confusas. Ela tinha um pai que era considerado um louco extremista por muitos, assim como era incrivelmente odiado no Mundo das Sombras. E também, por ela. Para piorar, tinha sentimentos amorosos por alguém que compartilhava o mesmo sangue que o dela.

No início de “Cidade das Cinzas” tudo está mais parado, apesar de diversos problemas estarem aparentes. Jocelyn ainda se encontra em coma, deixando Clary e Luke muito preocupados e frustrados. Jace tenta cada vez mais esquecer-se de seus infortúnios através da adrenalina que caçar e matar demônios perigosos provê e Simon se concentra em elevar sua relação com Clary a outro nível.
Para piorar a situação, a Clave começa a desconfiar que Jace tivesse reatado laços com seu pai e se tornado um espião incrustado no Instituto de Nova Iorque. Uma chaga inimiga ao meio de tudo o que ela comandava.  As preocupações da Clave atingem Maryse, mãe de Alec, Isabelle e Max, e a fazem tomar decisões que influenciam de diversas maneiras a vida de Jace e, conseqüentemente, de todos a sua volta.

Além de tudo isso, assassinatos a crianças do submundo começam a ocorrer na Big Apple, pondo em alerta todos aqueles que possuem sangue demoníaco correndo em suas veias. O que ainda é mais estranho é que os corpos das vítimas são encontrados com todo o sangue drenado. Conseqüentemente, todas as suspeitas recaem aos filhos da noite, os vampiros.
É nesse cenário extremamente conturbado que somos apresentados ao excelente segundo volume da série, que só cresceu a partir do desenvolvimento da grande trama. Inicialmente, os fatos vão ocorrendo de forma mais lenta, porém não entediante. A narrativa de Cassandra flui ao mesmo tempo em que dá ao leitor a oportunidade de “respirar” em meio a tantas revelações e problemas nas vidas dos personagens.

Logo a história entra em um ritmo mais acelerado. Aquele mesmo ritmo que nos deixou sem fôlego no primeiro livro. Talvez ainda um pouco mais veloz. Os personagens se deparam com um problema, o resolvem e logo são atraídos para outros. As resoluções geram conseqüências que geram outros problemas... É tudo muito dinâmico e inesperado. Ao mesmo tempo, à medida que a narrativa vai evoluindo tudo se encaixa e novas perguntas começam a emergir de nossas mentes. Algumas até não são respondidas. Creio que serão no próximo volume.

Novos personagens também nos são apresentados. Em minha opinião duas novas figuras que são muito importantes são Maia, uma adolescente licantrope de 15 anos, e a Inquisidora, Caçadora de Sombras responsável pela investigação do suposto envolvimento de Jace com Valentim.  Duas novas personagens que entraram para minha lista de favoritos. A primeira determinada e durona e a segunda fria, calculista, buscando uma das coisas que mais havia desejado há anos. O legal é que durante o livro ficamos sabendo de grande parte da história dessas duas.

Além delas, Clary, Simon, Alec, Magnus e Luke preenchem o meu ranking de preferidos. Acho que não há como não gostar desses personagens. Jace é um caso a parte. Gosto dele, claro, mas seu jeito arrogante e desagradável simplesmente faz eu me afastar. Sei que ele tem motivos para se comportar de tal maneira e que ele passou por muita coisa, mas é o tipo de personagem que acaba descontando seus problemas nos outros, sem medir conseqüências.

“Começou a ver de onde vinha a arrogância de Jace, a arrogância e as emoções cuidadosamente controladas.” Página 362.

Outra coisa nova que nos é apresentado no segundo livro é a mudança de perspectiva. Acho que isso já tinha ocorrido no primeiro livro (me corrijam, caso eu esteja errado), mas nesse volume essa mudança é bem constante. Uma hora o narrador em 3ª pessoa tem Clary como a figura principal e em outro momento tem Simon, Jace, Maia, entre outros, como personagem central. Eu simplesmente adorei isso. Conferiu um maior dinamismo a história e me deixou um pouco mais curioso para saber o que iria acontecer com cada um.
Os capítulos continuam sendo longos, porém nem um pouco cansativos. Como eu disse, a narrativa flui. Os diálogos são bem naturais e bem construídos, assim como os alívios humorísticos (bastantes presentes) e a parte dramática. Ah! Já ia me esquecendo do triângulo amoroso. Sim, nesse livro ele se torna um pouco mais presente, mas mesmo assim ainda muito longe de ser a principal ocorrência no mundo dessas maravilhosas personalidades.

Minhas reclamações em relação ao livro são meio bobinhas. Assim como no primeiro volume, os erros de formatação insistem em aparecer, porém acho que podemos relevar, já que dois livros da série foram lançados em um único ano aqui no Brasil. Além disso, são muito poucos, e não atrapalham na leitura. Enfim, classifico o livro como excelente e dou cinco estrelas!
Gente, essa série é simplesmente maravilhosa. Se ainda não leram, corram para ler! Lembrando que o filme sai em setembro do ano que vem aqui no Brasil! Deixo abaixo o book trailer do livro, que dessa vez está razoável. Hahaha


Espero que tenham gostado do post, pessoal! Comentem, e não se esqueçam de nos seguir no Google Friend Connect e nas redes sociais! Até a próxima.
Abraços,
T.L.Lima.

PS: Não conheço ninguém que tenha o próximo volume! VOU SURTAR! AUSHAUHSUAH
PPS: “- O pássaro cuco – disse ela. – Veja bem, cucos são parasitas. Eles colocam ovos nos  ninhos de outros pássaros. Quando o ovo choca, o filhote cuco empurra os outros para fora do ninho. Os pobres pássaros pais trabalham até a morte tentando encontrar comida suficiente para alimentar o enorme filhote cuco que mata seus filhotes e toma o lugar deles.” Páginas 80 e 81. Alguma ideia do próximo livro que será resenhado? Hahaha

Um comentário:

  1. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir