quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Resenha de Livro: Os Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos (Vol.1)


Olá leitores do Blog Ex Libris! Hoje é quinta feira, ou seja, dia de resenha! Escolhi ler o maravilhoso livro “Cidade dos Ossos”. Espero que gostem da resenha! Não se esqueçam de comentar, criticando positivamente ou não. =D

“Cidade dos Ossos” é o primeiro livro da série “Os Instrumentos Mortais”, de autoria de Cassandra Clare. Lançado no ano de 2007 ficou na lista dos mais vendidos por um bom tempo e conquistou diversos fãs. Vários se apaixonaram pelo Mundo de Sombras, e com razão. Esse primeiro volume foi uma das minhas melhores leituras do ano!


O primeiro livro da série conta a história de uma garota de 15 anos chamada Clary Fray que mora junto com sua mãe, Jocelyn Fray, é melhor amiga de Simon e tem uma vida absolutamente normal na maravilhosa cidade de Nova Iorque. Toda sua rotina muda quando Clary presencia uma cena bastante incomum em uma boate chamada Pandemônio. Um garoto de aparência normal é assassinado por outros três adolescentes brandindo armas esquisitas, como chicotes e adagas. O comum seria chamar os seguranças e a polícia, porém havia um problema: Somente Clary, dentre todos os outros mundanos da boate, conseguia enxergar os adolescentes que ela acreditava ser assassinos. Somente ela pôde ver o corpo do menino assassinado desaparecer completamente de uma hora para outra.


Clary descobre que os três adolescentes, Jace, Alec e Isabelle são, na verdade, caçadores de demônios. Caçadores de Sombras que estavam aniquilando um demônio perigoso ao mundo humano. Ela estaria determinada a esquecê-los se não fosse o desaparecimento estranho e repentino de sua mãe e o fato de ela própria, posteriormente, ter sido atacada por um demônio. Clary só teve Jace a quem recorrer. Ela precisava encontrar sua mãe e descobrir porque somente ela podia enxergar um universo totalmente privado aos outros. A partir daí, ela se arrasta para um mundo que nunca mais poderá sair. E nesse mundo, Mundo de Sombras, a adolescente de 15 anos descobre coisas sobre seu passado que nunca teria imaginado. Mesmo com sua adorável criatividade artística. Mesmo nos mais loucos de seus sonhos...


Durante a busca de sua história escondida nas sombras, Clary se envolve aos poucos em um triângulo amoroso que vêm trazer ainda mais mágoas e caos ao seu novo mundo dividido entre mundanos e caçadores de sombras. A pequena Fray faz amizades, ama, e consequentemente, destrói. 


“O menino nunca mais chorou, e nunca mais se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído.” Página 201.


“Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso era a facilidade com que é possível perder tudo que se pensa que será para sempre” Página 159.


A obra de Cassandra Clare é narrada em terceira pessoa, mas, como puderam perceber, é protagonizada somente pela personagem de Clary. A maioria dos capítulos é longa, porém, não se tornam cansativos. Muito pelo contrário. Desde o primeiro deles a história flui de uma maneira impressionante e você se vê preso na história da menina Fray.


Sinceramente, minhas pequenas reclamações são supérfluas comparadas ao mundo impressionante que a autora criou. Nele, há a mistura de demônios; semi-demônios, como feiticeiros, lobisomens, vampiros, fadas, entre outros; mundanos; anjos; nephilim ou caçadores de sombras... É um mundo totalmente completo no quesito fictício.


A única reclamação que tenho a fazer em relação à história é o desenvolvimento de uma luta ocorrida entre alguns caçadores de sombras e vampiros. Esse encontro não me impressionou ou me convenceu nem um pouco. Esperava um pouco mais de sangue, garra, mas nada impressionante ocorre. Alguns personagens são esquecidos (dão uma de toupeira) enquanto outros lutam por sua vida. Esse confronto nem é tão importante na história assim, mas eu queria algo mais sanguinário. Essa foi a única coisa que realmente me incomodou na história. O livro realmente foi excelente do início ao fim. O final é impressionante. Deixou-me repleto de perguntas e bastante frustrado, me perguntando se aquilo tudo realmente tinha ocorrido.


Outra reclamação que tenho a fazer é em relação à formatação do livro. Encontrei alguns erros, mas nada que atrapalhe a leitura. Só para quem é perfeccionista, claro.


Como foi escrito acima, o livro contém um triângulo amoroso, porém ele não é o centro da história. É lógico que houve alguns capítulos nos quais o tema “relacionamento” foi mais abordado, mas isso foi outra coisa que não me incomodou. Até achei que iria, mas felizmente isso não ocorreu. =)

Os personagens são bastante cativantes. Adorei conhecer a Clary, uma menina inteligente, com senso de humor e artístico muito bons, assim como Simon. Acho que é impossível não gostar dele quando você acaba a leitura. E, um personagem que todos, principalmente as meninas, adoraram foi Jace. Sinceramente, gostei do personagem sim, mas durante o desenvolvimento da trama tive uma relação de amor e ódio com ele. Seu estilo bad-boy super confiante e “não me importo” foram até explicáveis, mas isso não me impediu de socá-lo na cara em alguns momentos. Não curto esse tipo de gente. Ah, já ia me esquecendo de Luke. Ele é como um pai para Clary. Um personagem adorável em algumas partes, diabólico em outras.


Enfim, classifico esse livro como excelente! Cinco estrelas! Não poderia dar menos que isso, apesar das minhas pequenas ressalvas. A história me envolveu completamente, assim como os personagens e todos os seus problemas.


Iria deixar o book trailer do livro abaixo, mas ele é muito ridículo – quem criou aquela merda? - então, vou deixar para vocês o trailer do primeiro filme da série “Os Instrumentos Mortais”. Posteriormente irei fazer um post detalhado falando melhor sobre o trailer e a escolha dos atores. =D



PS: Já irei começar a ler “Cidade das Cinzas”, o segundo volume da série! Ansioso!

PPS: É, só acho que preciso de mais dinheiro para comprar todos os livros que quero. Mas alguém passa por isso? Acho que todo mundo...

5 comentários:

  1. Oi Thiago!
    Realmente alguns Book Trailers são indignos de serem vistos rsrsrs...
    Sua resenha me animou bastante, essa semana comprei o Box de Instrumentos Mortais (4 livros) no Sub por 49,90 e estou empolgadíssima para ler o 1º livro antes do filme ser lançado.
    Que Home Page linda!!!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por comentar! Que bom que consegui te animar com a minha resenha. O livro é realmente excelente. Algumas pessoas acharam a parte inicial meio chata, mas isso não aconteceu comigo. Espero que não aconteça com você também. Hahaha
      Essa promoção da submarino tava demais mesmo! *_*

      Abraços!

      Excluir
  2. Já li umas três resenhas desse livro e, é sério, fico abismada. Todo mundo fala bem dele e até hoje nunca ganhei hahaha.
    Preciso tomar vergonha na cara, mas, sei lá, quem sabe consigo ganhar um de Natal por aí.
    Seguirei a terceira dica e lerei. Afinal, errar uma vez, tudo bem; duas, até que tudo bem também. Mas ler a terceira resenha e não ler? É demais pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não li nenhuma resenha negativa desse livro! A única crítica, como já disse acima, foi em relação a parte inicial ser meio chata. Eu não achei não.
      Espero que você o ganhe de natal e que leia esse livro maravilhoso! Nos siga pelo google friend connect! Comentários são sempre bem vindos!

      T.L.Lima

      Excluir
  3. Parece ser um bom livro, tantas resenha positivas quanto a ele.

    ResponderExcluir